Estatuto Editorial
Camaramen é um órgão de comunicação social dedicado a publicação de informação de interesse público com enfoque para sectores da economia política, económica, social, empresarial, financeira, cultural, tradicional e meio ambiente mas igualmente o tratamento e difusão da generalidade de acontecimentos que influenciem o curso normal da economia e da sociedade moçambicana.
Camaramen existe para servir os leitores e o público em geral e é exclusivamente com eles que tem um compromisso, sendo que a publicação e ou o jornal é independente dos poderes político, económico ou credos religiosos. Tem como princípio geral a defesa da liberdade – na economia, na política e na sociedade de uma maneira geral.
Camaramen considera que os seus principais activos passam pelo rigor, pela seriedade e pela honestidade intelectual, e rejeita a opção pelo sensacionalismo e o facilitismo na procura e tratamento da informação. Do mesmo modo Camaramen apresenta o seu comprometimento em respeitar o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo, em nenhuma circunstância, a quebra desse princípio.
Agregando as várias sensibilidades, a Camaramen não abdica de ter opinião e de suscitar e promover o debate nos vários temas que se mostrarem relevante. Estes serão, no entanto, sempre claramente identificados como tal, e jamais poderão confundir-se com a matéria informativa ou noticiosa inserida na publicação.
Definimos as nossas prioridades informativas sendo exclusivamente por critérios de respeito e interesse público, de relevância e de utilidade da informação e posicionamo-nos na rejeição de qualquer tipo de influência e limitação à liberdade de informar, liberdade de imprensa e de expressão reservando-se o direito de ordenar, interpretar e relacionar os factos e acontecimentos.
Camaramen identifica como seu único limite a vida privada dos cidadãos e tem como meta de existência a sua credibilidade pública e acreditamos que uma sociedade informada, transparente e participativa é condição essencial para o desenvolvimento individual e colectivo, material e intelectual, promoção da diversidade, transparência, democracia e pluralismo ideológico.
Prometemos operar em estreita observância e cumprimento da lei em vigor em Moçambique e as orientações definidas neste Estatuto Editorial e ainda pela sua Direcção da Camaramen.